mulher alegre com algumas sacolas de compras, representando o pós-vendas para negócios de moda

Pós-vendas em negócios de moda: como colocar em prática

2 dezembro, 2021


10 min (tempo estimado de leitura)

Utilizar estratégias de pós-vendas traz muitos benefícios para seu negócio. Entenda qual sua importância e como colocar em prática!

Se você pensa que a jornada do seu cliente com sua marca acabou no momento em que ele realizou a compra e recebeu seu produto, saiba que você está enganado! 

O relacionamento de um cliente com uma marca pode perdurar por muito tempo e, para isso, ter uma estratégia de pós-vendas é fundamental. Esses métodos representam oportunidades para sua empresa fidelizar clientes, melhorando o relacionamento deles com a marca, além de diminuir o custo de aquisição de novos clientes. Também permite entender como suprir as necessidades dos consumidores e muitos outros fatores. 

Por isso, é muito importante entender o que é pós-vendas e como colocar em prática no seu negócio de moda! Continue a leitura para conferir nossas dicas. 

 

O que é pós-vendas

Para começar, é importante entendermos o conceito de pós-vendas. Este termo diz respeito ao relacionamento com o cliente e ações executadas pela sua marca após a compra. O objetivo principal é melhorar o relacionamento do consumidor com a marca e melhorar a sua experiência de compra.

Dispor de um contato para atendimento de suporte caso os compradores tenham dúvidas, realizar pesquisas de satisfação e trabalhar com estratégias que visam a recompra são algumas das ações de pós-vendas que podem melhorar o relacionamento do cliente com a empresa.

Aplicar essas ações citadas e outras na sua empresa pode representar grandes benefícios para o seu negócio, como recorrência e aumento do ticket médio.

 

Qual a importância?

Manter-se em destaque em um cenário de mercado competitivo é um desafio para todo negócio, não é mesmo? Por isso, investir em bom atendimento e em fidelização de clientes é muito importante.

Uma das principais vantagens de aplicar estratégias de pós-vendas na sua empresa é a retenção de clientes. Afinal, adquirir novos clientes sempre tem um custo maior. Pois eles precisam conhecer sua empresa e se interessar por seus produtos. 

Já quando uma pessoa já realizou uma compra, esse relacionamento já foi iniciado. E é por isso que você não pode “abandonar” o cliente depois de uma compra. Se a experiência dele for positiva, ele pode comprar novamente, aumentando as receitas da sua empresa sem interferir no custo de aquisição deste cliente. 

Além disso, quando você realiza um pós-venda eficiente, seja atendendo as reclamações e necessidades dos clientes, ou lembrando deles em datas especiais, eles entendem que sua empresa se preocupa verdadeiramente com eles. Isso é essencial para a construção de um relacionamento duradouro com a marca.

duas mulheres em loja de rupas olhando as peças

Quais benefícios uma estratégia de pós-vendas pode trazer?

Nós já citamos que um pós-vendas eficiente pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa — e isso independe do tamanho do seu negócio! Mas chegou a hora de você entender, em mais detalhes, as vantagens que uma estratégia de pós-vendas pode trazer para o seu negócio. 

 

Aumento na retenção de clientes

Qual empresa não gostaria de ter clientes que compram com frequência? Esse tipo de cliente é perfeito, pois já conhece sua empresa e seu produto, portanto pode ser considerada uma venda mais fácil de realizar.

Ter clientes fiéis, que fazem compras constantemente, é vantajoso para seu negócio. Para que isso ocorra, é necessário conhecer o perfil do seu público-alvo, investir na personalização de atendimento e anúncios, ser ágil na resolução de problemas (quando acontecerem) e monitorar os indicadores de atendimento.

Com essas ações, o cliente se sente especial e a chance do aumento de retenção é maior.

imagem close de mulher segurando algumas sacolas, representando que um dos benefícios do pós-vendas é a retenção de clientes

Entender pontos de melhoria

Se o seu objetivo for oferecer uma experiência de compra cada vez melhor para o seu cliente, o pós-vendas pode trazer muitos insights. Por meio dessas estratégias você consegue identificar pontos de melhoria, avaliando as reclamações no SAC, por exemplo. 

Também vale realizar pesquisas para colher feedbacks dos clientes e entender em quais pontos sua marca pode melhorar. Assim, você consegue oferecer uma experiência de compra cada vez melhor.

 

Melhora na reputação da marca

Muitas vezes os consumidores entram em contato com as marcas depois de uma compra para solucionar algum problema. Atendê-los bem nesse momento, entendendo as suas necessidades, é essencial. Não prestar um bom atendimento pode prejudicar a reputação da sua marca, pois está deixando de auxiliar um cliente. 

Mas se você solucionar o problema, dando atenção ao cliente e se interessando verdadeiramente, pode ter grandes ganhos na reputação da sua empresa, pois os consumidores entendem que você está à disposição para auxiliar no que for necessário.

Nesta etapa de atendimento ao cliente para melhorar a reputação da marca, também é fundamental prestar atenção em alguns pontos: manter o discurso alinhado com os posicionamentos da empresa, usar as redes sociais para respostas e criar conteúdo relevante podem ajudar a melhorar esses indicadores.

mulher em sua loja,  mostrando gráfico de melhora da reputação da marca, alcançada com estratégias de pós-vendas

Quais estratégias adotar?

Existem muitas ações de pós-vendas que podem ser implementadas na sua empresa. Aqui, não se trata apenas de solucionar reclamações e dúvidas dos clientes, mas sim em continuar nutrindo esse relacionamento.

 

SAC

O atendimento ao cliente, ou suporte ao cliente, talvez seja a estratégia de pós-vendas mais conhecida. Trata-se de manter o contato com o cliente após a venda para auxiliar em dúvidas, questionamentos e reclamações. 

É o canal de contato direto entre o cliente e empresa depois da compra. Esta área ajuda a humanizar a relação com o cliente, pois é possível personificar o contato com o cliente no momento em que ele liga ou envia uma mensagem.

Importante ter atenção para que esse atendimento seja ágil e prático. Pois os consumidores ficam irritados quando não têm o problema solucionado ou quando não recebem a atenção necessária.

mulher sorridente realizado atendimento sac no pós-vendas

Pesquisa de satisfação 

Entender o que seus clientes acham do serviço prestado desde o momento que entraram em contato com sua empresa até o momento de entrega do produto ou serviço é muito importante. Isso demonstra preocupação com a experiência de compra do cliente. E também que sua marca está disposta a entender pontos em que pode melhorar.

Essas pesquisas também podem trazer ótimos insights de pontos fortes da sua marca que você deve apostar. Também servem para entender o que os clientes esperam do seu negócio. Ou seja, é uma ótima fonte de dados!

A partir dos resultados da pesquisa é possível pensar em ações mais rapidamente para resolver os problemas apontados. Além disso, é uma boa forma de otimizar os processos e garantir que o cliente retorne.

 

Cross selling

Essa estratégia pode ser adotada após o cliente realizar a compra, ou logo antes. Trata-se de uma ferramenta de vendas que busca fazer com que o cliente adquira mais produtos da sua marca.

Por exemplo, se você possui uma loja de moda praia, um exemplo de cross selling é o seguinte: se a cliente busca por um biquíni, você pode oferecer também um chapéu, uma bolsa de praia, ou outro item relacionado que tenha disposição para venda.

O objetivo aqui é fazer com que o cliente tenha uma boa experiência de compra. E que encontre tudo o que precisa para resolver o que precisa em sua loja ou empresa.

 

Programas de fidelidade

Essa é outra ótima estratégia de pós-vendas que ajuda na fidelização de clientes. Que tal criar um programa de fidelidade? Por exemplo, comprando determinada quantia todos os meses, o cliente tem um desconto exclusivo. Ou, realizando compras recorrentes, ganha um brinde especial.

Este método é uma maneira de “recompensar” os clientes por meio de ofertas ou serviços. Aqui é possível personalizar essas ofertas, criando a oportunidade de aumentar ainda mais o ticket médio das vendas.

 

Conteúdo informativo

Nem só de pesquisa são feitas as estratégias de pós-vendas. Outra forma interessante de fidelizar clientes é com um relacionamento via e-mail marketing ou redes sociais. Investir e enviar conteúdo informativo, que possa ajudar seu cliente a resolver seus problemas e que tenha relação com seu nicho de atuação pode trazê-lo para a empresa com mais facilidade.

Também é uma boa estratégia pois, dessa forma, o cliente percebe sua intenção de auxiliar e não apenas vender.

mulher gravando vídeo em sua loja, para fornecer conteúdo informativo na estratégia de pós-vendas

Estratégias de pós-vendas são essenciais para o sucesso de um negócio e para a fidelização de clientes. Agora que você conheceu um pouco melhor os métodos, pode pensar em quais práticas se encaixam no seu modelo de negócio para adotar e aplicar para melhorar seus resultados e seu relacionamento com clientes.

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